quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Da gelatina e tudo mais!


Olá, fim de semana delicia dos dias dos pais passou, o João aproveitou muito. Sábado aniversário no sitio e ele brincando e engatinhando nas pedrinhas. Chegou em casa um cascão total. Domingo dias dos pais ele estava a mil. Brincou a manhã inteira com o papai e almoçou na casa do Nono. Como sempre só no colo do Nono pra comer alguma coisa. Ah dificuldade fazer o João comer. Alguns dias são extremamente difíceis. Por isso mesmo resolvi fazer esse post. Faz tempo que quero escrever sobre algumas coisas aqui. E meu primeiro post de opinião vai ser sobre alimentação.

Surpresa papai!


Você é o que você come. Sim, em partes. Essa semana li um artigo informando que um teste nas marcas de gelatinas mais vendidas comprovou que elas possuem mais açúcar do que o permitido e além disso utilizam um corante, proibido praticamente no mundo todo, mas liberado pela ANVISA. Esse corante está ligado a hiperatividade e déficit de atenção. E agora? Bem não sou muito neurótica. Cuido todo dia para que a alimentação do João tenha proteínas, carboidratos,  vitaminas e nutrientes suficientes e necessários. Tem sempre uma carne, duas vezes na semana ovos,  duas vezes pelo menos  ele come feijão, fígado, evito o excesso de doces, frituras, nunca dei refri (e pretendo evitar até quando conseguir) prefiro suco natural e não passo nem perto do ADES (gente não dêem suco de soja pras crianças, ele contem uma quantidade enorme de hormônio). Mas não sou louca, sei que preciso ensinar os bons hábitos agora, mas sei também que não vou poder impedir o dia que o João pegar um copo de coca do amiguinho e tomar. Sei que ele vai comer chocolate, vai comer cheetos, vai comer pizza e tudo mais. Só quero que esses não sejam os alimentos preferidos dele. Domingo dia dos pais, ele comeu pela primeira vez tomate cereja, inteiro, na mão. AMOU, estava bem docinho, acho que ele comeu uns quatro, chegou a roubar um do prato do meu pai. É isso que eu quero. Quero que no dia a dia ele dê preferência aos alimentos saudáveis. Com a fruta eu já consegui isso. O João come praticamente todas as frutas e ama. Qualquer horário e qualquer fruta, pode oferecer, vai ser bem vinda! Agora vou ser realista, sim ele come Danoninho, e adora, sim come bolacha e adora, sim come batata frita e também adora. Não posso fugir da realidade em que vivo. Nada em excesso é bom, mas também não será isso, na quantidade que ele come, nas poucas vezes, que será responsável se o João tiver algum problema de saúde no futuro. Digo isso porque tenho o exemplo dentro de casa. Meu marido foi criado com uma alimentação super natural. Minha sogra sempre teve horta, então legumes e verduras sem agrotóxico. O leite, queijo e derivados sempre foram feitos por ela, do leite tirado das vacas que ela cria. Ela participava da pastoral da saúde, então sabe várias coisinhas sobre nutrição infantil.  Refrigerante, em raros fins de semana. Nada de besteira em casa.Esportes e brincadeiras na rua foi o que ele mais fez na vida.  E mesmo assim, aos 23 anos o Branco teve câncer. Entenderam a relação que quero fazer? É claro que isso não quer dizer que vou avacalhar na alimentação do meu filho.Isso só quer dizer: Aja com responsabilidade, evite excessos, busque um hábito bom e deixe a vida tomar seu curso. Se você plantou a semente direitinho, não seu preocupe, ela vai crescer.
E aí, concordam? Espero que tenham gostado. Ah e quanto a gelatina. Sim ele ainda come. As vezes a pronta, as vezes faço em casa, com suco de fruta e gelatina incolor. E todas elas ele adora.

Um comentário:

  1. Nao sei se voce viu esse post da Mari, falando sobre a gelatina. Achei muito interessante, talvez voce ja conheca, mesmo assim achei melhor te repassar.

    http://contosmamaepolvo.blogspot.com/2011/09/minha-gelatina-dr-oetker.html

    Boa sorte nessa fase complicada da comida.
    Beijao

    ResponderExcluir